sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sobre a Finlândia....


A Finlândia é uma república independente desde 1917 e conta actualmente com uma população de um pouco mais de cinco milhões de habitantes. Este país é justamente conhecido pelas suas florestas, as quais, ocupam cerca de três quartos da superfície do país, que é de 338.000 quilómetros quadrados. Outras características da Finlândia, são os seus muitos milhares de lagos (cerca de 190 mil) e uma grande profusão de ilhas (quase 180 mil). Os lagos e os cursos de água cobrem dez por cento do território nacional.
 Árvores e água são os aspectos mais evidentes das paisagens naturais da Finlândia. As florestas cobrem mais de dois terços da terra e os lagos e rios representam quase mais um décimo. Mas o que dá ao cenário finlandês o seu charme particular é a acção combinada destes dois elementos.
A Finlândia alberga um total de cerca de 42.000 espécies de plantas, animais e fungos. Os insectos são o maior grupo, com uma estimativa de 20.000 espécies. Residem no país sessenta e cinco espécies de mamíferos. Espécies importantes em termos de conservação europeia incluem o esquilo voador, que não se encontra em nenhum outro país da UE, e os quatro maiores predadores do continente europeu: o urso castanho, o lobo, o glutão e o lince.




A sua foi oficializada, no ano 1918. O branco simboliza a neve e o azul, os lagos e o céu.





A Finlândia situa-se no norte da Europa, sendo que um 1/4 da sua superfície se situa a Norte do Círculo Polar Ártico.
O clima é caracterizado por Invernos frios e Verões quentes. No Verão, a temperatura diurna mais alta no sul da Finlândia chega a atingir os 30 C. Durante os meses de Inverno, especialmente em Janeiro e em Fevereiro, as temperaturas de 20 graus negativos não são raras.
No Norte, para além do Círculo Polar Árctico, não há pôr-do-sol durante 73 dias no Verão, fenómeno que dá origem ao sol da meia-noite. Nesta mesma região, durante a escuridão do Inverno, o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias, o que dá origem ao fenómeno da noite polar a que os finlandeses chamam, na sua língua, "kaamos".

(Informação obtida através do endereço electrónico: http://www.finlandia.org.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário