sábado, 7 de julho de 2012

Cumprimentos Finlandeses

Possivelmente, alguns de vocês já sabem que os finlandeses não costumam dar beijos como forma de cumprimento.
A forma de cumprimento mais comum é o aperto de mão acompanhado de um contacto visual entre as pessoas que se cumprimentam. O aperto de mão à finlandesa é breve e firme, e não inclui gestos complementares como um toque no ombro ou no braço da outra pessoa.
As crianças cumprimentam-se igualmente com um aperto de mão, mas é possível que os familiares mais próximos (pais, avós e tios) cumprimentem as suas crianças com um abraço ou beijos na cara caso estejam a cumprimentar-se ao fim de um longo período sem se verem (como por exemplo os familiares que vivem em diferentes cidades).
O abraço poderá também ser utilizado para cumprimentar familiares e amigos mais próximos, por quem tenham uma grande confiança e cumplicidade para tal gesto.

Quando conheci a minha família de acolhimento, fui recebida com um abraço. Mas todas as outras pessoas que conheci me cumprimentaram com um aperto de mão, à excepção de um casal que tem uma casa de férias em Espanha e que, sabendo que eu era portuguesa, me cumprimentaram com os nossos típicos dois beijos na cara.
Além disso, quando um amigo da família descobriu os cumprimentos portugueses, disse-me que viria visitar-me todos os dias só para receber cumprimentos tão graciosos!! Eheheh :)
Outra situação caricata passou-se numa festa onde eu e a minha amiga portuguesa que me veio visitar, pusemos toda a gente a despedir-se de nós à maneira portuguesa! (um mimo que conseguimos receber obviamente depois de uma festa rija à finlandesa, onde entra muitooo àlcool) ;)


E que saudades de receber uns beijinhos das pessoas com que não estou há pelo menos 2 meses...!

Sem comentários:

Enviar um comentário